Um dos elementos clássicos para as pessoas que gostam de organizar ou mesmo de curtir uma boa festa é a presença da música. Geralmente, essa parte acaba sendo tratada por um DJ, mas existe também a possibilidade de se realizar a festa sem um DJ.

Ela traz um encanto diferente as situações que vivemos e a dias especiais capazes de tornar o que já mágico por si só algo ainda mais marcante. Ao ponto de, com o simples toque de uma das canções, já ser o gatilho perfeito para ativar memórias saborosas e que estarão “encravadas” na sua mente para o resto da vida.

Nesse momento de maneira ainda mais latente, o trabalho de seleção de músicas em combinação ao estilo e momento da festa é algo que um DJ profissional precisa ter. É algo que podemos considerar como inegociável no sentido de almejar o sucesso profissional dentro de um mercado onde a competitividade cresce exponencialmente.

Contudo, ainda existem pessoas que veem nessa função algo como um investimento muito alto ou até mesmo desnecessário diante das possibilidades do seu evento. Por isso, fizemos uma pequena lista de situações que possuem probabilidade considerável de ocorrer caso você faça uma festa ou evento sem um DJ.

ATENÇÃO!!!

É importante ressaltar que em nenhum momento iremos falar para você que é obrigatória a presença de um DJ ou mesmo que não existe a possibilidade de fazer uma festa sem um DJ. Muito pelo contrário, o mais importante é a reunião de amigos, familiares ou pessoas que se identificam por algum motivo para celebrar a vida ou alguma data importante. Esse deve ser o real objetivo da festa.

Porém, no momento em que você opta por fazer um evento de médio ou grande porte sem a presença desse profissional, você também estará abrindo mão de uma série de benefícios. Benefícios esses, aliás, que você terá uma noção importante com o conteúdo a ser exposto na sequência.

A presença de um DJ com referências confiáveis do mercado, de clientes satisfeitos e que tenha experiência possível de ser atestada só irá acrescentar mais vida a festa. Ele será capaz de trazer um elemento de alegria tão marcante que somente aqueles que já foram em uma festa onde o DJ foi peça-chave na condução da música poderá entender o que estamos falando.

Convidados mais propensos a ficarem desanimados

festa-sem-um-dj-voce-ja-pensou-em-como-seria-DJ-Juskas-corpo-1

Não existe um efeito pior a ser notado em festas diversas que olhar para o ambiente de maneira geral e notar com clareza que o público está desanimado, entediado ou, em casos mais extremos, encontrando motivos para ir embora mais cedo.

Principalmente quando estamos falando de uma festividade envolvendo fortes emoções e momentos ímpares como aniversários, casamentos ou formaturas, é necessário que o astral seja mantido lá em cima a todo momento. É algo que simplesmente não acontece nem todo dia, semana, mês ou mesmo ano, então é preciso aproveitar ao máximo.

Porém, sabemos também que essas festas costumam ser mais longas e cabe também ao DJ exercer o papel de “animador” ao dosar com precisão qual o momento de colocar cada ritmo musical pré-selecionado. Vai ser esse mix de ritmos e atitudes que vai sempre trazer os convidados para a pista e, mesmo que cansados, arrumem forças para continuar dançando e cantando até que a festa termine.

Períodos menores com música rolando

festa-sem-um-dj-voce-ja-pensou-em-como-seria-DJ-Juskas-corpo-2

Levando em consideração que você tenha optado por fazer uma festa sem um DJ e contratar somente uma banda, por exemplo, existirá uma desvantagem no que se refere ao tempo em que o seu evento terá música tocando.

Isso porque, em via de regra, levando em consideração a organização dos integrantes e todo o processo de instalação de um número maior de equipamentos, você perde um tempo onde tudo já poderia estar funcionando com a simples conexão de uma pick-up e caixas de som.

Além disso, é importante levar em consideração o aspecto físico e vocal de cantores ao vivo que, naturalmente, precisam de um maior número de pausas e menor tempo total de “cantoria” para exercerem o trabalho no mais alto grau de qualidade. Elemento que, no caso dos serviços de um DJ, não é problema.

Menor chance de playlist identificada com o público

festa-sem-um-dj-voce-ja-pensou-em-como-seria-DJ-Juskas-corpo-3

Mesmo que exista uma ampla identificação da pessoa que está promovendo uma festa ou evento com os convidados escolhidos, acaba sendo difícil ter o “feeling” de identificar e executar uma playlist que agrade a todos em praticamente todos os momentos. É também por isso que fazer uma festa sem DJ aumenta o risco de tocar músicas certas em momentos errados, por exemplo.

O trabalho desse profissional, principalmente aqueles já experientes e em constante atualização sobre as tecnologias de mercado e tendências músicas, também passa em muito por entender a linguagem de seu público.

Seja pensando de uma maneira generalizada (músicas que invariavelmente agradam pessoas que gostam de se divertir em uma festa) como também observando cada caso de maneira específica, escutando muito e questionando bastante sobre as expectativas do organizador.

Preocupação em administrar o som do ambiente

festa-sem-um-dj-voce-ja-pensou-em-como-seria-DJ-Juskas-corpo-4

Todos nós sabemos que, principalmente em aniversários e casamentos, aquele (ou aqueles) que centralizam a atenção do publico costumam ser aqueles que menos aproveitam os eventos por estarem preocupados demais em “agradar” seus convidados. Nos mais diferentes aspectos: comida, bebida, ambiente e, evidentemente, a música.

Quando estamos falando de uma festa sem DJ, inevitavelmente alguém acabará tendo que ser o que podemos chamar de “DJ improvisado” do local, selecionando as músicas pedidas e gastando muito tempo também com possíveis indecisões das pessoas presentes. Principalmente se estivermos falando de um período avançado da festa, a chance de que esse alguém seja o “dono” da festa é grande.

No caso de festas onde há a contratação do DJ, ele será o único e necessário responsável por fazer essa administração de maneira competente e profissional. Esse é justamente o seu trabalho e algo que ele se preparou com anos de experiência e estudo para exercer da melhor maneira possível também para que você não tenha que se preocupar.